Inocência: convivendo com o Mateus

Uma das coisas mais legais de ter um bebê em casa é a possibilidade de conviver diariamente com a inocência. Nós temos isso com o Mateus. Há 21 anos! Sempre que explico um pouco de como é o Mateus para quem ainda não o conhece, eu digo: “Ah! Ele é um amor, um bebê gigante!”. E depois explico: “É que nós temos que fazer muitas coisas por ele, como dar banho, cuidar da higiene, preparar a comida, colocar para dormir…”. Mas hoje não vamos falar de (in)dependência, mas de inocência.

Mateus é completamente inocente. Ele não tem noção do perigo, não sabe atravessar a rua sozinho, por exemplo. Ele ainda assiste desenhos animados, os mais fofinhos possíveis (Quem resiste a Ursinhos Carinhosos, minha gente?). Ele troca de roupa com a janela aberta (quando não estamos prestando atenção, é claro! haha).

Uma das minhas lembranças mais legais que tenho da época da adolescência é dos meus amigos homens dizendo: “Teu irmão veio me dar um beijo no rosto… E eu gostei. Coisa querida, ele é tão inocente!”. E é verdade. Mateus não se prende a regras sociais. Tentamos ensiná-lo para cumprimentar os meninos com um aperto de mão, mas quem disse? Ele gosta mesmo é de oferecer o rosto para que todos o beijem (afinal, quem não gosta de um beijo, né?).

Talvez alguns digam que eu dizer que ele é um “bebê gigante” não é saudável, afinal ele já é um homem de 21 anos. Mas não há como negar que funciona como um bebê – e daqueles que dá bastante trabalho! Certamente por isso que valorizamos tanto cada conquista do Mateus: agora ele sabe servir um copo de água, ligar a tevê, fazer xixi sozinho. Yes! Vitórias. E uma das recompensas mais lindas que temos é a inocência dele. É o sorriso que vem fácil, o contentamento com coisas simples, o confiar nas pessoas e a bondade no coração que muito nos ensinam sobre o que realmente importa na vida.

11 comentários em “Inocência: convivendo com o Mateus

  1. Lindo Fernanda ! Cada texto teu que leio aprendo um pouquinho sobre o autismo ! Com certeza a inocência do Bêbê Gigante é sublime !! Abençoado Mateus por te ter como irmã e abençoada Fernanda por ter ele de irmão ! Muita admiração por tua linda família !! Bj na Josie e outro pra ti ! 😍🙏🏻👏🏻👨‍👩‍👧‍👦

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lembro-me ainda das semanas e meses que se seguiram logo após o diagnóstico que o nosso Mateus era autista. Por muito tempo pedi a Deus para que o curasse, mas Deus tem nos curado, a cada dia, os membros mais próximos da família do Mateus. E aqueles que não estão sendo curados são aqueles que não se aproximaram dele. E essa cura vai desde à nossa sensibilidade a todos os autistas, a sair da ignorância e querer saber mais para poder ajudar mais, a querer ajudar não só o nosso sobrinho mas a todos que se encontram na mesma situação, a aprender a expressar nosso carinho e amor incondicional, mesmo em momentos de crise.

    Ser tio do Mateus é ser recebido por ele com um baita sorriso, é vê-lo feliz quando faço massagens no seu ombro ou brinco dando tapinhas na sua barriga, é expressar meu amor por ele, sem esperar que ele retribua ou expresse qualquer reação, é sofrer quando vê ou sabe que ele está em crise, é pedir a Deus por minha cunhada, mãe do Mateus, que a cada dia Deus multiplique as suas forças, o ânimo, a saúde, o equilíbrio emocional, que como guerreira, não descansa, apoiada é claro pelo pai e pela irmã do Mateus (Sergio e Fernanda respectivamente). Ser tio do Mateus é amá-lo como ele é, sem questionar a Deus do por que, mas aceitando-o como ele é, que nos ensina, nos molda e nos lapida a cada dia. Sou feliz em ser TIO DO MATEUS.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que lindo o seu depoimento. Mateus une a família, ensina o que é amor incondicional, honestidade, pureza. Famílias com crianças autistas são abençoadas por Deus, Deus dá confiança extra nessas pessoas pois sabe que são capazes de dar conta das dificuldades. Mateus é uma benção. Meu filho Matheus, Asperger, me ensina diariamente o verdadeiro sentido das coisas. Parabéns

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s