A tal da “crise”

Às vezes o Mateus tem crises. O termo é meio genérico para definir e eu sei que tem muita gente que não tem a mínima ideia de como é – e, claro, que cada um tem esses momentos de maneiras muito variadas também… Mas nós vamos falar de nós!

Então, as crises geralmente são de ansiedade que vem pela falta de atividades, da rotina ou de (não) saber o que vamos fazer naquele dia. Por isso que um método eficaz contra elas é ter tudo bem planejado e avisado: “Hoje nós vamos almoçar em tal lugar, depois ir na casa da fulana e depois voltamos para casa”.

Porém, muitas vezes, só isso não é suficiente. Foi o que aconteceu hoje. Domingo (como vocês já sabem!) é sempre um dia mais difícil. Hoje, quando acordei, ele estava com uma carinha tranquila e em paz, brincou comigo logo cedo e depois me deu um beijo de bom dia. Na hora de sair para almoçar, sugeri a roupa dele (uma camiseta igual à minha para tirarmos uma foto divertida) e ele amou a ideia. Ok. Só que hoje é dia de votação do segundo turno… Então, falamos: “Nós vamos na escola votar e depois vamos almoçar”. Tudo certo… Até sair de casa. Mateus gritou no elevador e depois quando chegamos no local da votação. Não entendeu aquela história de ir para uma escola desconhecida fazer algo que não estava muito claro para ele. Optamos por deixá-lo mais quieto no carro e cada um foi votar em uma hora, revezando quem iria ficar  com ele.

Fomos almoçar apreensivos… Mas ele foi relaxando no caminho para o restaurante e não tivemos mais problemas. Almoçou e ficou super bem – até achei que a foto não ia sair, mas acabou dando certo, como já postei na FanPage do blog! Voltou tranquilo para casa e estamos bem! ♥

Muitas vezes, este imprevisível nos limita. A incerteza da causa e das consequências da ansiedade nos deixa tensos. Por isso que nem sempre a programação sai como o esperado, como foi hoje. O restaurante mudou na última hora. Mas tudo bem. Outro dia nos planejamos melhor e retomamos o plano inicial. Porque com o autismo, muitos têm que ser os planos, o jogo de cintura e a capacidade de superar tudo com muita calma, dedicação e amor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s