O Contador, O Autismo e o papel da arte

Hoje à tarde assisti o filme O Contador no cinema com a minha mãe. Já tinha ouvido comentários de que o protagonista era um autista de alto funcionamento, mas que o filme não girava em torno desta condição – e de que o filme era sim muito bom! Assisti, amei e estou aqui recomendando.

Christian Wolff, interpretado por Ben Affleck, é um contador brilhante, contratado por uma grande empresa e que acaba descobrindo uma fraude milionária, colocando em risco a própria vida. É um enredo envolvente, com suspense e ação – que por si só, já dariam um bom filme. Porém, ele vai além. Traz o autismo de forma secundária, mas profunda. Traz dados epidemiológicos. Traz a realidade de muitas crianças e de adultos com autismo. Traz muitos dos sentimentos de pessoas com síndrome de asperger. Quebra lógicas e inverte padrões.

Talvez por isso que eu saí tão impactada com o filme. Assistindo, não vi esteriótipos. Não vi senso comum. Não vi mitos. O autismo não é o tema principal, nem os atos do protagonista podem ser explicados pelo fato de ele ser autista. A condição aparece como parte de algo maior, não como fator determinante. Certamente por isso que gostei tanto! Tenho pensado muito sobre isso e o filme só fortificou a ideia de que o autismo, por maior e misterioso que seja, não pode ofuscar a nossa visão para o que realmente importa: a pessoa! Que possamos ver as pessoas com autismo (e todas as outras) a partir do que elas são e não de uma característica específica que elas carregam.

Sutileza e profundidade. Duas palavras que, para mim, definem o filme. Vida longa ao cinema e a todas as formas de arte! Arte que nos sensibiliza sem nos engessar. Que nos faz ver coisas para além de nós mesmos. Que nos abre os olhos, o coração e a mente.  Viva a arte!

 

2 comentários em “O Contador, O Autismo e o papel da arte

  1. O Contador é O FILME.
    As inserções sobre autismo na trama fazem pensar.
    O pedido do terapeuta pra libertarmos o olhar pra poder enxergar a pessoa , foi impactante.
    Amei e vou ver novamente.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s