Uma outra perspectiva

Ter esse blog tem sido muito bom para mim. Recebo comentários incríveis de mães, pais, tios, avós, irmãos e também de profissionais que lidam com pessoas com autismo diariamente. Recebo também comentários de pessoas que nunca conviveram com autistas e que, muitas vezes, ficam encantados com a nossa vivência que, modéstia à parte, tem muito a mostrar e ensinar. Porém, estes últimos comentários também tem mudado muito a minha perspectiva em relação ao Autismo e como ele é visto por quem “está de fora”.

Com a minha formação em Ciências Sociais, fui ensinada a transformar o familiar em exótico e o exótico em familiar. Explico. Na antropologia, usamos estes termos para sinalizar o esforço do pesquisador em tornar familiar o que seria “diferente” para ele, a fim de não carregar preconceitos em sua análise. No meu caso, tenho feito o caminho inverso e o blog tem sido o esforço de estranhar o que é familiar. Explico novamente. Receber os comentários de quem não convive com o Mateus me faz abrir os meus olhos para tantas coisas que, para mim, sempre foram “naturais”.

Cresci com o Mateus desde sempre. Então, para mim, é comum ter um irmão de 22 anos que assiste desenhos infantis. É comum sair com um Mickey na bolsa. É comum me comunicar através de olhares. É comum conviver com a inocência e com a pureza. Logo, quando alguém vem e diz que está encantado com o jeito puro do Mateus, eu me dou conta de que, realmente, isso não é tão comum assim. E tudo isso tem me feito valorizar ainda mais a relação que tenho com ele e tudo que ele traz para minha vida e para todos que convivem com ele (seja pessoalmente, através deste blog ou de outros posts na internet). Aliás, sempre brincamos aqui em casa que o Mateus que é famoso e nós somos somente a “família do Mateus”. Não é à toa que… #EuSouaIrmãdoMateus, hehe!

Agradeço a todos pelas trocas maravilhosas que temos tido por aqui. Que o nosso caminho de desmistificação do Autismo, de sensibilização e conscientização ainda nos proporcione grandes coisas! Obrigada obrigada! E seguimos, sempre, nessa luta! ♥

6 comentários em “Uma outra perspectiva

  1. Fê, admiro muito tua iniciativa, acho que teu blog tem impactado nosso mundo através do teu mundo, as experiências, boas ou ruins e toda vivência com o Mateus tem mostrado os lados do autismo que poucos conhecem. Um beijão e segue firme, é um grande propósito que tens contigo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s