Para que servem os irmãos?

Esses dias levei o Mateus para a escola. Fomos no meu carro e a regra é: “quem manda no carro da mana… é a mana!”. Explico: no carro dos meus pais, quem manda é o Mateus. Ou seja, quem sempre escolhe a música é ele. Repete mil vezes aquela preferida ou troca de cd não-sei-quantas-vezes em um trajeto só. O legítimo reizinho. Já no meu carro foi instituído um outro regime: “quem manda aqui sou eu” (haha!). Em resumo, esses dias coloquei uma música que Mateus não gostou e gravei em vídeo a reação dele e postei na Fanpage. Minha mãe depois: “tadiiiinho, deixa ele escolher a música!” e isso me fez pensar sobre o papel do irmão na dinâmica familiar.

Em um dos grupos de irmãos que tivemos recentemente, uma das irmãs falou uma frase que nunca vou esquecer: “irmão serve pra estourar a bolha!”. Os pais de crianças especiais muitas vezes tendem à superproteção ou a criar estes filhos na famosa “bolha”, pois muitos são inocentes, não tem noção do perigo ou não tem a autonomia necessária para executarem sozinhos tarefas que fazem parte do cotidiano. Eu entendo o lado dos pais. Mas, nós irmãos, temos outro papel. Servimos para estourar a bolha, para impulsioná-los para tarefas cada vez mais independentes. Servimos para dizer que eles conseguem e que eles podem. E se não puderem? A gente ajuda.

Muitas vezes achamos que eles dependem exclusivamente de nós, familiares. Mas isto não é totalmente verdade. Eles, como todos os jovens, gostam de ter as próprias atividades, os próprios amigos, a própria vida — por mais que isto não seja tão aparente, ou que eles não saibam pedir isso. O papel do irmão? Levá-los para fora. Deixá-los terem novas experiências. Errarem. Acertarem. Viverem. Por isso, deixem eu escolher a música do carro, assim o Mateus sabe que no mundo as coisas não são sempre do jeito dele, mas que, mesmo assim, elas podem ser muito divertidas e boas para ele também.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s