Mais um sobre o Amor

Hoje assisti O Filho Eterno, a história de um pai de primeira viagem que descobre que o filho tem Síndrome de Down. O filme mostra as dificuldades de entender e aceitar aquele novo desafio que veio na forma de um primeiro filho. Considerações à parte, fiquei pensando no quão diferentes podem ser nossas reações frente aos desafios da vida e o quanto o nosso posicionamento influencia a nossa própria vida.

Podemos num primeiro momento tentar mudar aquela situação a qualquer custo, ignorá-la logo no início ou não resistir às pressões no decorrer da história. Receber o diagnóstico de autismo pode ser uma dessas situações. No mundo azul, existe uma expressão amplamente utilizada pelas famílias: “passamos do luto à luta”. Luto de um filho idealizado que não corresponde ao real. Luto de se sentir única, sem conhecimento, informação ou apoio. Luto de pensar: “Porque ele? Porque eu? Porque a minha família?”. Questionamentos que entram para os imponderáveis da vida, mas que também nos impulsionam para a tomada de novas atitudes e, quem sabe, o vislumbre de uma nova perspectiva.

No filme, os pais começam a buscar informações, lendo tudo o que podem sobre a Síndrome de Down. À medida que eles vão adquirindo conhecimento, trabalham com o filho a estimulação precoce, para que ele se desenvolva ao máximo. Porém, muitas vezes não veem os resultados – o que, logicamente, acaba os enfraquecendo. Mas, a mensagem principal do filme, na minha interpretação, não são os ganhos do menino (que se desenvolve muito bem!), mas sobre a visão que os pais têm dele e, acima disso, sobre como os olhares de amor mudam completamente a nossa posição diante das situações.

Que o amor fale mais alto que os diagnósticos, prognósticos, pesquisas, técnicas e metodologias. Que o amor direcione nosso olhar para que possamos olhar o outro com o olhar do mesmo – e não com o nosso próprio olhar. ♥

3 comentários em “Mais um sobre o Amor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s