Documentário “Um Só Mundo”

Acabei de assistir o documentário Um Só Mundo do Canal Autismo União no YouTube. Impossível não se emocionar, nem não se identificar com os relatos. Talvez essa seja uma das coisas mais peculiares do Autismo: cada caso é único, porém as reações e sentimentos são muito similares entre as famílias. Inicialmente, as dúvidas, os sentimentos de tristeza e de luto são recorrentes entre as que recebem o diagnóstico. Após este período inicial, vem a aceitação e os aprendizados mais diversos, como o do pai que, emocionado, diz: “ele (o filho com autismo) veio nos ensinar que a gente tem que dar valor às coisas simples”. Acho que todos nós, que convivemos com uma pessoa com autismo, também experimentamos esse sentimento. A graça de ver valor na simplicidade.

Fico extremamente feliz quando vejo documentários tão bem feitos como este. Filmes são uma ótima maneira de mostrar nossa realidade, de um jeito fácil, acessível e, até mesmo, de forma lúdica. O pai que aparece no documentário mostra profunda tristeza com o preconceito sofrido pelo filho e por toda a família. Acredito que quanto mais informação, menos discriminação. Textos, cartilhas, folhetos, vídeos, documentários, filmes, fotos, desenhos, etc. Tudo é válido pela conscientização do Autismo e na construção de um mundo mais azul.

Que nós possamos nos unir cada vez mais, aproveitando os sentimentos e as vivências que nos unem. Assim,  mais pessoas conhecerão a nossa causa e se sensibilizarão com a nossa luta. Quem vem junto?

Um comentário em “Documentário “Um Só Mundo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s